Este volume compila as edições Ultimate Invasion 1-4 (2023) e Ultimate Universe 1 (2024).
Nota 9.0/10
Aqui começa uma nova era para o Universo Marvel, trata-se do Universo Ultimate, uma nova abordagem aos principais heróis da Casa das Ideias. O roteiro será do Jonathan Hickman, que é muito conhecido e de trabalhos notórios. Dito isso, posso dizer que esse material, por ser uma introdução do que está para acontecer nesse novo mundo, é muito bom e recomendado para quem quer acompanhar essas novas HQs.
Neste volume único, publicado pela PANINI, vamos ter compilado as quatro edições da Ultimate Invasion e a edição única da Ultimate Universe, logo todo o material introdutório para as novas HQs com o selo Ultimate.
[Cuidado, poderá ter spoilers a partir daqui]
A linearidade da história é bem impressionante, pois fica claro as intenções do vilão e os efeitos das viagens do tempo que ocorrem ao longo da história. Aqui vamos conhecer o Criador, o antagonista dessa nova trama. Trata-se do genial Reed Richards, que corrompido é um grande vilão que pretende criar um mundo perfeito para o seu bem interesse.
Após uma grande saga para coletar materiais para uma futura construção, o Criador faz uma visita no mínimo inusitada ao Miles Morales, que descobrimos ser outro sobrevivente da terra 1610. Vale destacar que esse universo foi extinto, restante apenas o Criador e o Miles. Logo, por conta disso, Richards faz o convite ao Miles, para retornar para sua casa, mas a oferta é recusada.
O Criador desenvolveu uma máquina que cria um portal, desta forma ele poderá ir para um lugar e chamar de seu. Esse lugar é a terra 6160, e o seu objetivo é fazer com que os grande heróis da terra não se tornem heróis. No epílogo da primeira edição verificamos o Criador matando a aranha que iria picar o Peter Parker, já deixando claro que o objetivo é que somente ele seja o grande ser da terra 6160.
Ainda é verificado que o Criador interferiu em Asgard, fazendo com que Loki se tornasse Rei e que Thor fosse mantido prissioneiro. Além disso, interferiu na viagem do Quarteto Fantástico, fazendo com que os quatro não conseguissem adquirir os seus respectivos poderes. Verificamos também que Howard Stark está vivo, o que impede que Tony Stark seja o Homem de Ferro.
O Criador, por incrível que pareça, neste mundo, é adorado pelas pessoas, pois ele se tornou digamos que um Imperador do novo mundo. Em um evento, ele sofre um ataque de clones dos heróis que vieram do futuro. Nessa batalha o amigo do Howard é morto e o Criador mata todos os clones. Neste momento é que vamos conhecer o Motor Immortus, uma máquina que o vilão utilizou para viajar no passado e modificar o mundo na qual vive hoje.
Mais adiante na história verificamos que o Criador mantém o Reed Richards da terra 6160 como escravo, trabalhando para ele no projeto do Motor Immortus. Destaque aqui que Reed usa uma mascará, estilo a do Dr. Destino. Após isso, somos levados para o futuro, onde vamos ver os clones se preparando para o último ataque ao Criador, destaque aqui que o grande líder é o Kang, o Conquistador, usando uma armadura semelhante a usada pelo Homem de Ferro.
Na última edição da Ultimate Invasion, verificamos Reed Richards e Howard Stark trabalhando juntos no projeto Motor Immortus, e ao mesmo tempo arquitentando contra o Criador. Kang invade a cidade e começa mais uma batalha contra o antagonista. O grande plano do Stark aqui é acoplar o reator do Motor Immortus em sua armadura e com isso tivemos uma explosão imensa, matando muita gente que estava nesta batalha entre Kang e o Criador. Além disso, após a explosão, foi criado um domo em volta da cidade, ou seja, todo mundo que estava naquela região está preso no local da batalha.
Howard Stark é um dos sobreviventes e com isso ele vai até o corpo de Kang para retirar sua mascára e ver quem está por trás. Ele fica surpreso e decepcionado, porém a indetiidade do Kang não é revelada para nós. No entanto, fica claro que trata-se do seu filho, o Tony Stark (é um achismo meu porém muito óbvío pelos acontecimentos).
Detalhe que os líderes mundiais estão reunidos para verificar o que fazer, já que o grande líder está preso na cidade que ocorreu a batalha. O mais interessante aqui é que o tempo é diferente dentro do domo que está mantendo eles presos. Neste caso três meses aqui fora equivale a três mil anos lá dentro.
Após isso verificamos o Tony Stark deste mundo e o Dr. Destino, que neste caso é o Reed Richards, viajando no tempo para corrigir as ações do Criador. Vamos ver, por exemplo, que eles resgatam o Capitão América congelado, e na edição Ultimate Universe eles libertam o Thor, que estava preso em Asgard. Já no presente, uma grande explosão ocorre, através de um equipamento feito pela família Stark. Trata-se de um atentado terrorista forjado pelos líderes mundiais visando incriminar o Tony Stark, no entanto ele mesmo foi vítima desta explosão. No final da HQ, verificamos que ele está vivo.
Simplesmente achei fantástico esse início de nova era para a Marvel, e estou ansioso para ler as HQs que surgirão a partir desse novo mundo da Casa das Ideias.